Páginas

Ilha de Santa Catarina em Capítulos V.5

CAPÍTULO V

Ilhas Satélites da Ilha de Santa Catarina

Ilha dos Guarás

Este nome deriva-se de uma espécie de pássaros de arribação, semelhantes a Garças, de cor avermelhada e bico comprido, conhecidos por  Flamingos que em determinada época do ano paravam na região em busca de alimento e descanso em suas viagens intercontinentais. Essas aves são muito comuns nas ilhas de Trinidade e Tobago (costa venezuelana) e são considerads como uma das aves mais espetaculares do mundo. A ilha dos Guarás foi também chamada de Ilha das Araras. O arquipélago dos Guarás é composto por Guará Grande e Guará Mirim, e somente a Ilha maior é utilizada.   Em sua parte oeste existe uma grande lage submersa em direção ao canal e que constitue grande perigo para a navegação. No final do século XIX foi construída uma balisa de alvenaria na ilha Guará Grande, com 6 metros de altura, com o propósito de  orientar os navios petroleiros que abasteciam a antiga TEXACO na Pontra do Leal, e orientar igualmente os grandes barcos pesqueiros que circulavam e ainda circulam nas proximidades.  Em 1913 foi edificado um casarão chamado lazareto, onde foram abrigados indivíduos com doenças contagiosas, principalmente ranceníase (lepra), devido o seu isolamento.  Em 1940 com a Criação da Colonia Santa Tereza, situada no Município de São Pedro de Alcantara, aqueles leprosos, foram para lá transferidos, tendo o lazareto fechado suas portas.    A partir daí, durante a administração do Governo Getúlio Vargas, o lazareto dos Guarás passou a servir de presídio para dissidentes políticos e cívís, assim como ponto de observação, devido sua proximidade com o canal de passagem dos navios e depósito de combustíves.   Em 1953 o Governo da época Irineu Bornhausen restaurou o casarão lazareto com 32 quartos para abrigar os engenheiros que operavam na dragagem do canal. Foram construidos dois poços artesianos para aprovisionar água das chuvas  proveniente dos captadores de água, existentes nos telhados.   Dois anos depois, em 1955, devido a desativação do porto de Florianópolis e sem ter sido utilizado o casarão recem inaugurado, o mesmo foi desativado e caiu no abandono, tendo sido saqueado e destruído por completo.   Em 1984 a Ilha foi cedida à Policia Militar de Santa Catarina e serve como base para o Grupo de Busca e Salvamento no Mar.

Ilha das Laranjeiras

Situada na Tapera, próximo à Base Aérea e dista pouco mais de 400m da praia da Tapera. O nome dado ao fruto laranja, determinado por ponto de passagem de embarcações, onde lhes eram oferecidos e vendidos o produto por preço mais barato na época, obviamente pela lei da oferta e procura. Assim, a ilha se tornou um ponto de grande atração mercadológica, por ocasião da epidemia de escorbuto, doença que deixava as gengivas inchadas e purulentas por ocasião de ausencia de vitamina C.

Ilha do Largo

Esta Ilha tem o nome dado a sua localização, e fica situada na baia sul, bem ao meio da parte mais alargada entre o Ribeirão da Ilha e o Lado Continental. Uma importante  referencia histórica, é ter feito parte de um mapa, enviado pelo Coselho Ultramarino de Lisboa em 1777 ao Vice Rei do Brasil Marquês de Lavradio.  Até meados da década de 90, esta ilha se constituia em um grande criador de camarão, dado às condições favoráveis do ecossistema marinha e concentração de diatomáceas e de plânctos. Nos meses de janeiro e fevereiro, sempre no período matutino, a pesca de camação com tarrafas chegava a concentrar entre 100 e 200 canoas.  A pesca predatória com redes de arrastão, por parte de pescadores do Município de Palhoça, alterou o ecossistema natural e consequentemente a extinção da pesca de camarão no entorno da ilha do Largo.

2 comments to Ilha de Santa Catarina em Capítulos V.5

  • Some truly nice and utilitarian information on this website , as well I think the design and style has wonderful features. cpanel vps | cpanel vps |

  • elias.maf

    I am grateful that you come into my website / blog.
    My priority is to inform, guide and always disclose to preserve, because it is necessary and vital.
    I invite you to be environmentally friendly, passing the address of my website / blog to raise awareness of all those around here already passed or will attend.
    Get my big hug
    Mafrinha

Deixe seu comentario

 

 

 

Se desejar, pode usar tags em HTML

Crie aqui seu avatar para seus comentarios

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>